Cooperativismo no Brasil

Cooperativismo no Brasil

No Brasil, o primeiro ramo cooperativista a surgir foi o de produção agropecuária, em 1847, no Paraná. Em 1887 surgiu a cooperativa dos empregados da Cia. Paulista, em Campinas, São Paulo, no ramo de consumo.

A primeira cooperativa de crédito a ser fundada foi em 1902, no Rio Grande do Sul, onde foi criada a Caixa Rural de Nova Petrópolis. Em 1907, surge o cooperativismo agropecuário, com a criação de inúmeras cooperativas de café, arroz, milho e outros cultivos.

O ramo das cooperativas de trabalho aparece em 1938, com a Cooperativa de Trabalho dos Carregadores e Transportadores de Bagagem do Porto de Santos, em São Paulo. Em 1941 é a vez das cooperativas de eletrificação rural, dentro do ramo de serviços, sendo a primeira delas a Cooperativa de Força e Luz de Quatro Irmãos, no Rio Grande do Sul.

O último ramo a surgir no Brasil, foi o educacional, em 1987, com a formação de cooperativas conduzidas por pais de alunos e professores. A primeira experiência vem de Itumbiara, cidade do interior de Goías.

© Copyright Cooservcred 2011. All rights reserved.